Home Notícias E se Manaus subir? CBF e FAF indicam que Penarol herdaria vaga...

O Manaus nem mal chegou nas quartas de final da Série D, e as redes sociais e grupos de whatsapp ficaram recheadas de uma pergunta: se o Gavião obter o acesso à Série C, quem herdaria a vaga do clube na quarta divisão de 2019? O questionamento é justificável, haja vista que a equipe é a atual campeã amazonense e tem uma das duas vagas destinadas ao Estado garantida.

A resposta, no entanto, é que tanto o regulamento do Campeonato Amazonense de 2018 quanto o regulamento geral da Série D indicam que o Penarol-AM ficaria com a vaga “de bandeija”, por conta da terceira colocação no estadual de 2018. Uma boa parte apostava no Nacional, que vai virar o ano como amazonense mais bem colocado no ranking de clubes da CBF. O Princesa lidera até então.

O paragráfo 1º do art. 12 do regulamento específico do Amazonense confirma que “havendo uma segunda ou mais vagas de representação nos campeonatos nacionais e regionais, estas serão preenchidas pelo vice-campeão e após seguir-se-á a classificação do critério técnico.

Penarol agora torce para o Manaus obter o acesso para retornar ao cenário nacional (Foto: Ben Hur/Penarol)

Penarol agora torce para o Manaus obter o acesso para retornar ao cenário nacional (Foto: Ben Hur/Penarol)

O regulamento da Série D, ao mesmo tempo, mantém esse mesmo posicionamento. No art. 3, que diz respeito ao critério técnico para participar da disputa, consta o seguinte:

Critério 1: Ter sofrido decesso no Campeonato Brasileiro da Série C de 2017;
Critério 2: Ter obtido a primeira ou segunda classificação no Campeonato Estadual de 2017, uma vez excluídos os clubes já pertencentes às séries A, B e C em 2018;
Critério 3: Ter obtido a terceira classificação no Campeonato Estadual, uma vez excluídos os clubes já pertencentes às séries A, B e C; esse critério é restrito às Federações posicionadas de 1 a 9 no Critério 4: Ter obtido a quarta classificação no Campeonato Estadual, uma vez excluídos os clubes já pertencentes às séries A, B e C; esse critério é restrito à Federação posicionada como 1 no RNF.”

Ainda sobre o critério de participação, haveria uma outra opção, realizar uma seletiva: “as Federações que de acordo com os critérios 2 a 4 tenham direito a mais de uma vaga poderão conceder uma das vagas para o clube vencedor de um Torneio Seletivo que venha a ser disputado com essa finalidade e cuja realização tenha sido aprovada pela CBF.”.

Acrescenta: “Na hipótese da concessão de vaga via Torneio Seletivo, esse torneio necessariamente deverá ter sido disputado por um número mínimo de quatro clubes pertencentes à 1ª Divisão de Profissionais de cada estado, no ano anterior ao campeonato que se destina a vaga, conforme o Artigo 24 do RGC.”

Ou seja, em nenhuma hipótese o ranking da CBF é levado em consideração. A única chance do Leão conseguir essa vaga, pelo menos de acordo com os regulamentos, é que Penarol-AM, Princesa e Rio Negro-AM, nessa ordem, abdiquem de disputar o torneio.

2 Respostas a este post
  1. PEÑAROL FEMENINO EN NOVEMBRO ESTA JOGANDO LA COPA LIBERTADORES .ESPERAMOS ENCONTRARNOS CON LA TORCIDA DE PEÑAROL MANAOS Y DISFRUTAR TODOS JUNTOS .ABRAZO DE GOOOOOLL⚫🌟⚽✌✌💪⚫🌟⚽✌✌💪💪💪💪🌟🌟🌟🌟⚽⚽⚽⚫⚫⚫🌟🌟🌟

Deixe uma mensagem